domingo, 20 de junho de 2010

Entendendo Unidades IV - Snipers

Photobucket
Sniper canadense durante a 2ª guerra

Sniper é um soldado altamente treinado, que atira em alvos, estando o atirador em posições imperceptíveis, ou quase imperceptíveis, ou a distâncias que excedem a capacidade de um soldado normal. Snipers tipicamente possuem treinamento especializado e distinto com rifles de alta precisão, além de camuflagem, infiltração, reconhecimento e observação.

Os alemães foram os primeiros a utilizar snipers na 1ª guerra mundial. Foram seguidos pelos ingleses e americanos. Após o final da 1ª guerra somente a União soviética e a Alemanha mantiveram treinamento especializado, em seus exércitos, para este tipo de soldado. Qunado a 2ª guerra teve início, ingleses e americanos tiveram que reaprender a utilizá-los. Principalmente os americanos que enfrentaram snipers japoneses durante a campanha do pacífico.

 Principais rifles utilizados por snipers durante a 2ª guerra mundial:
  • Mosin-Nagant M91/30 usado pela União Siviética e pela Finlândia;
  • Mauser K98k usado pela Alemanha;
  • Lee-Enfield No 4 Mk I (T) usado pelo Reino Unido e Comunidade Britânica de Nações;
  • SMLE Mk III* (HT) usado pela Australia;
  • Springfield M1903A4 usado pelos Estados Unidos;
  • Arisaka Type 97 usado pelo Japão.
Fontes:

Abaixo, vídeo dobre treinamento de snipers alemães durante a 2ª guerra mundial.

Video: sniper russa (mulher), ww2, gudovantseva

 Em Axis & Allies Miniatures Game™, até agora, somente 4 nações possuem unidades do tipo Soldado com subtipo Sniper: Alemanha, Estados Unidos, Japão e União Soviética. Em cada nação o sniper possui um perfil próprio, ou seja uma habilidade especial desenhada exclusivamente para ele. Por exemplo, os snipers soviéticos são especialistas em caçar unidades SS; os americanos são especializados em caçar unidades inimigas que possuam subtipo Artillery; os japoneses em caçar unidades inimigas possuam subtipo Commander e os alemães em parar veículos.

Como base geral para este tipo de soldado temos as seguintes definições.


  • Possuem o alcance máximo de 8 hexágonos para tiro direto sem perder a precisão. isto é, sem diminuir a quantidade de dados a serem lançados em um ataque;
  • Possuem a habilidade especial "Crack Shot", que aumenta de 50 para 66% a chance de acerto em cada dado de ataque;
  • Possuem a habilidade especial "Superior Camouflage", que permite que se tornem "invisiveis" a longa e média distância imediatamente após entrarem em terreno que proporcione cobertura; 
Crack Shot: "Esta unidade possui +1 em cada dado de ataque"("This unit gets +1 on each attack die").
Superior Camouflage: "Enquanto esta unidade estiver coberta, unidades inimigas não podem atacá-la a médio ou longo alcance" ("While this unit has cover, enemy units can’t attack this unit at medium or long range").


Alemanha
Photobucket
Wehrmacht Expert Sniper
Base Set 2 #34
Soldier Sniper
1939                           Cost 11
Speed 1                Defense 3/3
AI 6/6/6                   AV 1/1/1
Crack Shot;
Superior Camouflage;
Headshot
Headshot: "Uma vez por jogo, em vez de atacar um Veículo, você pode rolar 6 dados de ataque. Se você acertar 3 ou mais sucessos, coloque, naquele Veículo, um marcador de "Disrupted" com a face virada para cima" ("Once per game, instead of attacking a Vehicle, you may roll six attack dice. If you roll three or more successes, put a face-up Disrupted counter on that Vehicle").

Esta unidade possui o melhor ataque entre as unidades com este subtipo. Ela tem 68,10% de chance, com crack shot, de paralizar (disrupt) um soldado com defesa padrão 4/4. Enquanto que os outros snipers possuem 46,16%.
Contra veículos, por causa de sua habilidade de Headshot, ele tem 90,02% de chance de paralização do veículo inimigo.
Esta unidade deve ser utilizada, principalmente, para paralizar os veículos inimigos mais perigosos.
Se existirem unidades do eixo com habilidade de Ruthless próximas a unidade inimiga que recebeu o Headshot, elas terão muito mais chance de sucesso ao atacar a unidade inimiga atingida.
A habilidade de Headshot transforma em alvo fácil, o veículo atingido.
É a unidade com o custo mais elevado, 11 pontos.
A habilidade de HeadShot só pode ser utilizada uma única vez durante o jogo.
Ruthless: "Esta unidade ganha +1 em cada dado de ataque contra unidades que estejam em estado de "disrupted" e "damaged" " ("This unit gets +1 on each attack die against disrupted and damaged units.").

Estados Unidos
Photobucket
Hunting Sniper
Contested Skies #19
Soldier Sniper
1941                            Cost 9
Speed 1                Defense 3/3
AI 5/5/5                   AV 1/1/1
Crack Shot;
Superior Camouflage;
Gun Crew Hunter;
Gun Crew Hunter: "Esta unidade rola dois dados de ataque extras quando estiver atacando uma unidade Artilharia" ("This unit rolls two extra attack dice when attacking Artillery.").

O potencial desta unidade está no ataque contra unidades com subtipo Artillery. A chance de sucesso, para eliminação de unidades com tipo Soldier e com subtipo Artillery, que possuem defesa 3/3 é de 82,72%.
Há uma a possibilidade de atacar veículos que possuam o subtipo Artillery. Neste caso esta unidade terá 3 dados de ataque com Crack Shot para enfrentar o inimigo, mas a chace de sucesso é pequena. Hummel e Wespe são as unidades alemãs com este subtipo. Possuem defesa 3/3 e haverá uma chance de 29,67% para paralisá-las.
É o segundo maior custo por unidade deste subtipo, perdendo somente para a unidade alemã.

Dica 1: Para tentar eliminar rapidamente um canhão 88, coloque esta unidade a bordo de um half-track, corra em direção ao inimigo e dispare usando a habilidade Figthing Plataform do half-track.
Dica 2: Coloque esta unidade a bordo de um jeep, corra até um local com cobertura, próximo o suficiente das unidades de artilharia inimigas e desembarque esta unidade.

Japão
Photobucket
Imperial Sniper
Base Set 2 #37
Soldier Sniper
1939                             Cost 8
Speed 1                Defense 3/3
AI 5/5/5                   AV 1/1/1
Crack Shot;
Superior Camouflage;
Commander Hunter;
Commander Hunter: "Esta unidade rola um dado de ataque extra quando atacando um "Commander" " ("This unit rolls two extra attack dice when attacking a Commander").

Como a regra não informa um tipo especifico de Commander, então o Subtipo Tank-Commander também é um possível alvo desta unidade. Porém, com defesa 5/5, o M4A1 Sherman Commander, se torna um alvo impossível de ser atingido por este sniper.
Contra comandantes (soldados) que possuam 4/4 de defesa a chance de sucesso para eliminação é de 84,72%.

União Soviética
Photobucket
Photobucket
Fanatical Sniper
Base Set 2 #08
Soldier Sniper
1941                             Cost 8
Speed 1                Defense 3/3
AI 5/5/5                   AV 1/1/1
Crack Shot;
Superior Camouflage;
SS Hunter;
Fanatical Sniper
Eastern Front 1941-1945 #16
Soldier Sniper
1941                             Cost 8
Speed 1                Defense 3/3
AI 5/5/5                    AV 1/1/1
Crack Shot;
Superior Camouflage;
SS Hunter;
SS Hunter: "Esta unidade rola dois dados de ataque extras, quando estiver atacando uma unidade SS" ("This unit rolls two extra attack dice when attacking an SS unit.")
A habilidade de SSHunter (Caçador de SS) faz desta unidade a pior em chance de obteção de sucesso. Mesmo usando a habilidade de Crack Shot,.
Para eliminar o SS Haupsturmführer, que possui defesa 4/4, a chance é de 84,72%. Mas para eliminação dos SS Panzergrenadier e SS Stormtroopers, que possuem defesa 5/5,  a chance de 26,40%. Para paralização destas duas últimas unidades a chance é de 57,14%.
Não há uma chance de paralizar os veículos SS. Os veículos SS, SS Panther Ausf. G, SS-Jagdpanther e SS Panzer IV Ausf. F2 possuem a habilidade SS Determination.
SS Determination: "Esta unidade pode se mover enquanto estiver em estado de "Disrupted" "("This unit can move while disrupted").

Nenhum comentário:

Postar um comentário