segunda-feira, 14 de junho de 2010

Entendendo Unidades III - Archer

Canhão antitanque auto propulsado Archer

Photobucket

O canhão antitanque 17 pdr (pouder/libras ou 76.2 mm) foi aprovado para entrada em serviço em maio de 1942. Devido a seu peso e tamanho ele só podia ser movido, no campo de batalha, com o auxílio de um veículo. Isto significava que ele era mais efetivo quando usado em posições de em defesa do que quando usado em posições de ataque. Assim nasceu a idéia de montá-lo em um veículo para que ganhasse mais mobilidade. Após diversas considerações foi escolhido o chassis do tanque anti-infantaria Valentine.

O Valentine possuía uma blindagem pequena e não foi possível usar uma torre. Como o comprimento do canhão era grande, ele foi montado virado para trás. Isto manteve o Archer pequeno e com silhueta baixa.

O canhão virado para trás, que inicialmente parecia ser uma deficiência, logo se transformou em uma grande vantagem, porque, combinado com seu tamanho e silhueta pequenos, permitia que ele fosse muito usado em emboscadas. A tripulação podia disparar poucas vezes e sair rápido sem a necessidade de manobrar.

Uma desvantagem era que o condutor não podia ficar no assento durante a sessão de tiros, devido ao recuo do canhão.

Os primeiros testes do Archer foram em Outubro de 1943 e ele entrou em operação em Março de 1944 no noroeste da Europa. Umas poucas unidades foram enviadas ao 8º exército inglês na Itália.
Especificação
TripulaçãoUm comandante, um atirador, um municiador e um condutor.
Peso16.257 Kg (35.840 libras)
Comprimento 6,68 m (21' 11")
Altura2,25 m (7' 4,5")
Largura2,76 m (9' 0.5")
Armamento Principal17 pdr (76.2 mm) OQF Mk I1
Metralhadora7,7 mm (.303 cal) Bren MG
Espessura Armadura14 mm (0,55") e 60 mm (2,36")
Velocidade Máxima24 Km/h (15 milhas/h)
Elevação do canhão-7.5° a +15°
Inclinação Lateral do Canhão (Transversa)-11º a +11º
Fonte: http://www.wwiivehicles.com/unitedkingdom/tanks-destroyer/archer.asp
http://en.wikipedia.org/wiki/Archer_(tank_destroyer)

No Axis & Allies Miniatures Game™ esta miniatura foi lançada na coleção Base Set II, possuindo as características abaixo:
Archer
Base Set 2 #15
Vehicle  Tank Destroyer
1944                           Cost 21
Speed 2                Defense 3/3
AI 5/5/4             AV 15/13/11
Fixed Rear Gun
Extended Range 10
Strike and Fade 1

Considerações

  • Esta unidade Se move em uma direção e atira em outra. Portanto, deve-se girá-la quando terminar de movê-la para que sua parte trazeira fique de frente para a linha de tiro;


  • O maior potencial desta unidade é obtido quando o jogador que a possui, ganha a iniciativa e escolhe ser o primeiro daquele turno. Pois pode atirar e correr devido ao uso da habilidade especial "Strike and Fade";
  • Esta unidade deveria possuir movimento 3. Pois como foi montado em um chasis de Valentine. O Valentine, neste jogo, possui movimento 3 e o original Archer desenvolvia a mesma velocidade do original Valentine. (Ver: http://www.wwiivehicles.com/unitedkingdom/infantry/valentine-mk-ii.asp);

2 comentários:

  1. Fala Denis meu amigo depois uma grande ausencia no mundo dos jogos estou voltando devagarzinho.
    em primeiro parabens pela materia que é genial para varear, mas me diga uma coisa por ter sua torre montada voltada para parte de traz a blindagem do tanque não ficaria comprometida, por ser a parte trazeira local com blindagem menor.
    grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, jima!
    Quanto tempo! Bem vindo de volta.
    Não no caso do Archer que tinha a blindagem de 60mm em todo o corpo do carro. Veja acima a tabela de especificações da unidade real.
    A parte mais frágil dele era onde deveria ser a torre. Sua proteção era muito pequena. Possuia apenas 14 mm. Talvez seja por isso que esta unidade foi classificada, no A&A, com defesa 3/3 em vez de 5/5, que é a defesa do Valentine.
    Como eu disse no blog, o truque desta unidade está em saber aproveitar o uso da habilidade especial de "Strike and Fade".

    ResponderExcluir