quinta-feira, 13 de maio de 2010

Entendendo Unidades I - Spotters

Nesta série de artigos estaremos comentando sobre alguma unidades e como obter o melhor uso delas.
Neste artigo: Spotters (Primeira Parte)

O Observador Avançado (Forward Observer ou Spotter) desempenha um papel decisivo no sucesso da infantaria. Acompanhado por um operador de rádio e munido de mapas, bússola, binóculo e outros equipamentos, seja avançando junto com a infantaria, ou isolado a frente de seu destacamento, sua missão é servir de direcionador de fogo para a artilharia de campo, já que esta, por definição, utiliza fogo indireto.
Ao Observador Avançado cabe informar a localização exata do alvo ou a posição relativa a sua própria posição, a munição recomandada e qualquer tipo de instrução especial, tais como perigo de fogo amigo (acertar suas próprias unidades).
Normalmente o Observador não fala diretamente com as equipes de artilharia. Ele fala com um Centro Direcionador de Fogo (Em inglês; FDC – Fire Direction Center) que passa as ordens para as baterias de artilharia, exceto em caso de Suporte Aéreo (CAS – Close Air Support), onde ele chama unidades aéreas próximas para ataque a uma unidade inimiga que esteja em terra, ou em caso de Suporte Naval, onde as baterias de artilharia dos navios dão combate a unidades hostis em terra.
Fonte:
Wikipedia - Field_artillery
Notes on German Artillery Forward Observers

Axis & Allies Miniatures Game™
Spotter são unidades tipo Soldado ou Veículo que possuam o Subtipo "Spotter".
Sua função é permitir o acionamento de ataque por fogo indireto para unidades de artilharia que possuam as habilidades especiais de “Indirect fire” ou “Improved Indirect Fire”.

Photobucket


Até agora, foram lançadas as seguintes unidades com o este subtipo:
.
Concealed Forward Observer
Soldado – Reino Unido
D-Day – 10/45
Disciplined Spotter 
Soldado – Alemanha
D-Day – 27/45
Photobucket
Photobucket
Rangers
Soldado – Estados Unidos
Reserves 21/45
Red Army Forward Observer
Soldado – União Soviética
Contested Skies – 10/45
Photobucket
Photobucket
Jungle Spotter
Soldado – Japão
Early War – 45/50
FO Jeep
Veículo – Estados Unidos
Contested Skies 18/45
Photobucket
Photobucket

"Spotter" – "Se esta unidade estiver até 8 hexágonos de uma unidade inimiga e tiver linha de visão para ela, Aviões amigos poderão realizar um ataque extra quando atacando aquela unidade." ("If this unit is within eight hexes of an enemy unit and has line of sight to it, friendly Aircraft roll one extra attack die when attacking that unit.")

Exceto a unidade americana Rangers, todas as outras unidades descritas acima possuem, além do subtipo "Spotter", uma habilidade especial chamada “Spotter”. A função desta habilidade especial é conceder um dado de ataque a mais, para aviões aliados a estas unidades, que estejam atacando unidades em terra..
Ou seja, quando um avião vai realizar um ataque a uma unidade em terra (Veículo ou Soldado) e esta unidade em terra está a até 8 hexágonos de distância da unidade com subtipo “Spotter”, que possui a habilidade especial "Spotter" e esta unidade com subtipo “Spotter” tem linha de visão para a unidade inimiga, então o avião ganha mais um dado ao atacar aquela unidade em terra.

Veja o desenho para o uso da habilidade "Spotter".
Photobucket
A distancia de 8 hexágonos é a distância máxima que o Spotter deve estar do alvo para que a habilidade possa ser utilizada


"Chatting on the Radio" –  "Esta unidade só conta como spotter se ela não se mover na fase de assalto." ("This unit only counts as a spotter if it doesn’t move in the assault phase").
Esta habilidade afeta todas as unidades com subtipo Spotter lançadas até agora, exceto a unidade Rangers.

Analisando as unidades.
Concealed Forward Observer
Camouflaged – “Até que esta unidade ataque ou se mova, unidades inimigas não podem atacar esta unidade a médio ou longo alcance.” (“Until this unit attacks or moves, enemy units can’t attack this unit at medium or long range.”)
Vantagem
A habilidade especial “Camouflaged” permite que esta unidade não seja vista pelas unidades inimigas que estiverem a médio ou longo alcance.
Esta habilidade especial é acionada em qualquer tipo de terreno.
Desvantagem
A habilidade especial “Camouflaged” Só é acionada após esta unidade permanecer um turno sem se mover ou atacar.

Disciplined Spotter, Jungle Spotter e Red Army Forward Observer
Concealed – “Enquanto esta unidade tiver cobertura unidades inimigas não podem atacar esta unidade usando seus ataques de longo alcance.” (“While this unit has cover enemy units can’t attack this unit at long range.”)
Vantagem
A habilidade especial “Concealed” permite que tão logo esta unidade pare em um terreno que proporcione cobertura, ela não pode ser vista por unidades que estejam a longo alcance.
Desvantagem
Defesa 3/3
Ataque fraco e somente a curta distância.
A habilidade especial “Concealed” só permite a “invisibilidade” contra longo alcance.

Rangers
Vantagens:
É uma unidade de combate de elite possuindo alta combatividade.
Possui defesa 5/5. É a defesa mais alta para unidades com este subtipo.
Não possui a habilidade especial “Chatting on the Radio” . Veja "Rangers" publicado no artigo Brechas da lei de 25/01/2010.
Desvantagens
Não possui habilidade de camuflagem. É visível todo o tempo, pelas unidades inimigas.
Não possui a habilidade especial “Spotter

FO Jeep
Vantagem
Por ser veículo possui grande velocidade (5). O que possibilita um rápido posicionamento da unidade.
Desventagem
É visível o tempo todo.
É fraco. Possui defesa 1/1
Por causa da habilidade especial “Chatting on the Radio” vira alvo fácil se utilizar sua função de “Spotter” ao alcance de veículos inimigos.

"Spotter em Veículos". Leia artigo  Brechas da lei publicado em 25/01/2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário