domingo, 21 de março de 2010

Série Entendendo Habilidades Especiais I

Nesta série vamos procurar entender algumas habilidades especiais que se mostraram difíceis de entender.
Neste primeiro artigo abordaremos as habilidades especiais de Superior Armor, Superior Frontal Armor, Steely Resolve.

Steely Resolve X – “Um ataque precisa passar em “X” ou mais a defesa desta unidade para marcar dois danos(hits) nela.” (“An attack must beat this unit’s defense by “X” or more in order to score two hits against it”).

Superior Armor X – “Um ataque precisa passar em “X” ou mais a defesa desta unidade para marcar dois danos(hits) nela.” (“An attack must beat this unit’s defense by “X” or more in order to score two hits against it”)

Superior Frontal Armor X – “Um ataque contra a defesa frontal desta unidade precisa passar em “X” ou mais a defesa frontal desta unidade para marcar dois danos nela.” (“An attack must beat this unit’s frontal defense by “X” or more in order to score two hits against it”)

Steely Resolve e Superior Armor possuem a mesma função. A primeira é usada em unidades tipo Soldado. A segunda é usada em unidades tipo Veículo ou Avião.

A diferença entre as habilidades Superior Armor e Superior Frontal Armor é que a primeira funciona em toda a defesa da unidade (defesa dianteira e traseira) enquanto que a segunda funciona apenas para a defesa dianteira da unidade.


Como avaliar o dano em unidades com estas habilidades.
Sempre que o dano vier de um único ataque e for superior a defesa da unidade da unidade atacada, ele deve passar em X o valor de defesa daquela unidade para que ela possa ser considerada como “Damaged”.

Exemplo 1: Se uma unidade como o T34/76, que possui esta habilidade e tem defesa 5/4, for atingida na frente com 5 ou 6 acertos, então o T34/76 receberá 1 dano e estará paralizado (disrupt); Se a quantidade de acertos for entre 7 e 9, então o T34/76 receberá 2 danos e estará danificado; Se a quantidade de acertos for 10 ou mais (O dobro ou mais do valor de defesa da unidade atacada), então o T34/76 receberá 3 danos e estará destruido.

Ou seja para danificar uma unidade com Superior Armor 2, em um único ataque, você precisa acertar a defesa da unidade + 2, em qualquer ocasião. Mesmo que esta unidade já tenha sido atingida antes.

Você pode estar se perguntando: Por que ele disse o termo “em um único ataque”?
Porque se o ataque vier de duas ou mais unidades causando apenas um dano cada, aplica-se a regra padrão.
1º dano Disrupt
2º dano Damaged
3º dano Destroyed

Exemplo 2:: No início da fase de assalto, uma unidade, T34/76, foi atingida com 6 acertos vindos de um Panzer IV. Então o Panzer IV marcou 1 dano no T34/76 que recebe um marcador de Disrupt com a face voltada para baixo. Um segundo Panzer IV Atingiu, no mesmo turno, com 5 acertos a defesa do T34/76. Isto indica que ele receberá mais um dano. Como este é o segundo dano, então esta unidade recebe um marcador de Damaged com a face voltada para baixo. Para terminar o ataque do eixo, um Pak 40 marca 5 acertos no T34/76. Mais um dano é marcado contra o T34/76. Como este é o 3º dano no mesmo turno, então o T34/76 recebe um marcador de Destroyed com a face voltada para baixo.

E a habilidade Steely Resolve funciona do mesmo jeito? Pois as unidades que recebem esta habilidade especial são do tipo Soldado e unidades deste tipo não recebem o marcador de Damaged.
No caso de unidades Soldado o segundo marcador é o Destroyed. Vamos ver os exemplos de como os danos são aplicados nestas unidades.

Exemplo 1: Durante uma fase de assalto, a unidade Italian Alpine Troop, que possui defesa 4/4 e a habilidade “Steely Resolve” foi atingida com 5 acertos vindos do ataque de um M1 Garand Rifle.
O Ataque foi superior a defesa do Italian Alpine Troop, mas não passou sua defesa em + 2 ($ + 2 = 6) para que ela fosse considerada destruida. Então, a unidade Italian Alpine Troop receberá um marcador de “Disrupt”.
Um segundo ataque, vindo de outro M1 Garand Rifle atingiu o Italian Alpine Troop com 4 acertos. Então este é o segundo dano do Italian Alpine Troop e, por isso, ele receberá um marcador de “Destroyed”.

Exemplo 2: Durante a fase de assalto Um Wehrmacht Veteran Infantrymen ataca um Veteran SMLE Riflemen (Australiano com 4/4 de defesa e habilidade “Steely Resolve”). O Wehrmacht Veteran Infantrymen atinge o Veteran SMLE Riflemen com 6 acertos. O Veteran SMLE Riflemen recebe um marcador de Destroyed com a face voltada para baixo.
Como funciona a habilidade especial de “Superior Armor” na unidade avião?
Você deve aplicar a mesma regra que é aplicada para a habilidade especial “Steely Resolve” nas unidades soldado.

No próximo artigo veremos a habilidade especial "Heavy Armor".
Poste suas dúvidas em comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário