sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Nova Regra de Stacking

Esta é uma tradução livre, não autorizada, da nova regra de stacking.

Introdução:
Como em 27/01/2009 Rules Update for Axis & Allies Miniatures, o jogo tem uma nova regra de stacking mais rígida. A regra de stacking é agora mais simples que a anterior em muitas formas, pois permite variações e alterações suficientes para justificar uma análise mais aprofunda da estratégia a ser utilizada.

Você poderá, naturalmente, baixar toda a atualização através do link acima, porque contém muita informação além da regra de stacking. Este artigo, porém, trata somente da regra de stacking.
Esta é a nova regra:

Limite de unidades por Hexágono (Stacking)
(A regra de Stacking a seguir substitui toda a seção de Stacking dos livros de regras Advanced (pg. 13) e Expanded (pg. 18).)
drc

"Stacking" refere-se à quantidade de unidades em um hexágono. O limite de unidades é aplicado a todo o tempo, exceto no descrito abaixo.

Limite de unidades amigas em um Hexágono (Stacking with Friendly Units): Três de suas unidades podem ocupar um único hexágono. Somente uma delas pode ser um Veículo.

Limite de unidades inimigas em um Hexágono (Stacking with Enemy Units): Um hexágono pode conter até três unidades de cada exército. Somente uma das seis unidades pode ser um veículo.

Aviões, Obstáculos e o limite de unidades em um hexágono (Aircraft and Obstacle Stacking): Aviões e Obstáculos não contam no limite normal de stacking, mas somente um Obstáculo e um Avião podem ocupar um hexágono. Aviões e Obstáculos nunca afetam ou são afetados pelo limite de Soldados e veículos no mesmo hexágono.

Limite de unidades em um Hexágono enquanto esta está se Movendo (Stacking While Moving): Durante sua fase de movimento e assalto, você pode exceder seu limite de stacking em um Soldado ou Veículo por hexágono, mas nunca por mais que isso. Ao final de sua porção da fase, após finalizar os movimentos e posicionamentos de suas unidades, todos os hexágonos deverão estar dentro do seu limite de stacking. Unidades que estiverem em excesso (overstacked) dentro de um hexágono serão penalizadas. (Veja abaixo).

Penalidade por ultrapassar o limite permitido (Penalty for Overstacking): Se um hexágono excede seu limite de stacking ao final de sua porção da fase de movimento ou assalto, após finalizar todos os movimentos e posicionamentos de suas unidades, então seu oponente colocará um marcador de dano face-down em um de seus soldados ou veículos naquele hexágono. Qualquer Soldado ou Veículo naquele hexágono pode receber o marcador de dano, incluindo um que já tenha um ou dois marcadores de dano face-down. Um marcador de dano é colocado em cada hexágono onde suas unidades estiverem overstacked, não apenas naquele hexágono que ficou overstacked na fase atual.

Overstacking Vehicles: Se um hexágono contém Veículos de ambos os lados, então uma penalidade de overstacking é aplicada ao jogador cujo Veículo entrou por último. Isto também se aplica ao jogador que tem dois veículos (ou mais que três unidades) no hexágono.

A regra revisada gerou duas mudanças significantes no modo como o stacking é conduzido. A primeira mudança tem a haver com o movimento através dos hexágonos, e a segunda afeta a penalidade por quebrar o limite de unidades no hexágono.

Entendendo a nova rergra:
A primeira coisa a ter em mente é que um hexágono nunca pode ser overstacked por mais de uma de suas unidades. Isto se aplica mesmo durante o movimento. Se um hexágono contém dois Soldados e um tanque, ele (o hexágono) está legalmente ocupado (stacked). Outro tanque amigo poderá passar pelo hexágono, porque isto deixaria o hexágono temporariamente excedido (overstacked) de uma unidade. Se, porém, o hexágono contém três Soldados e um tanque, ele (o hexágono) está com sua capacidade excedida de um. Nenhuma outra unidade amiga poderá entrar naquele hexágono por qualquer razão que seja, mesmo que seja somente passar pelo hexágono. Alguém deverá deixar o hexágono para que ele se torne passível novamente.

É importante entender que efetivamente, existe dois limites de stacking em um hexágono. O primeiro é para a quantidade total de unidades (3), e o segundo é para Veículos (1). Um hexágono está overstacked quando qualquer destes limites estiver excedido de 1.

A Segunda coisa a ter em mente é que, se você overstack um hexágono, você irá pagar uma penalidade em unidades paralisadas (disrupted) ou danificadas (damaged). Overstacking é uma opção, e pode em algumas vezes valer o custo, mas nunca é gratuito.

A seguir está um FAQ cobrindo exemplos da nova regra do jogo.

Limite de unidades amigas em um Hexágono (Stacking with Friendly Units)
Aqui estão todas as combinações que você pode ter em um hexágono totalmente ocupado ou excedido (overstacked).
Q1) Um hexágono contém três Soldados amigos. Um quarto soldado ou um Veículo pode entrar naquele hexágono?
R) Sim. Outro Soldado ou Veículo irá exceder (overstack) o hexágono em uma unidade, o que é legal durante o movimento. Se, ao final da sua parte na fase, restarem quatro unidades naquele hexágono, então um deles irá receber um marcador de dano face-down.

Q2) Um hexágono contém 2 Soldados e um tanque. Outra unidade pode entrar naquele hexágono?
R) Sim. Outro soldado ou Veículo irá exceder aquele hexágono em uma unidade.

Q3) Um hexágono contém 1 soldado e 2 Veículos. Uma outra unidade amiga pode entrar naquele hexágono?
R) Sim. Somente mais um Soldado poderá entrar. O hexágono já está excedido (overstacked) de 1 Veículo, mas ele contém somente 3 unidades. Se mais um Soldado entrar no hexágono, este continuará excedido (overstacked) de uma unidade. O soldado adicional não torna o hexágono excedido (overstacked) de mais de uma unidade, Assim, é legal para o soldado entrar. Porém, nenhum outro Veículo poderá entrar, porque um terceiro Veículo irá criar a situação do hexágono estar excedido (overstacked) de duas unidades.

Q4) Um hexágono contém três Soldados amigos. Um caminhão amigo entra no hexágono e está transportando mais dois Soldados amigos. Os Soldados podem descer do caminhão?
R) Não. O hexágono se tornou excedido (overstacked) de um quando o caminhão entrou. Nada mais pode entrar no hexágono (e sair de um transporte está nesta categoria) até que alguém saia do hexágono. Se uma unidade sair do hexágono, então um soldado poderá sair do caminhão. Se uma segunda unidade sair do hexágono, então o outro soldado poderá sair do caminhão. Naquele ponto o hexágono continuará excedido (overstacked) de uma unidade (1 dos soldados originais, os 2 soldados que saíram do caminhão e o caminhão propriamente dito).

Q5) Um hexágono contém um Soldado e um Veículo. Um caminhão amigo entra no hexágono e está transportando mais dois Soldados amigos. Os Soldados podem descer do caminhão?
A) Um deles pode. Quando o caminhão entrou, o hexágono ficou excedido de um Veículo. Nenhum outro Veículo poderá entrar no hexágono. O hexágono, agora, contém três unidades. Um dos dois Soldados pode sair do transporte, porque adicionando mais um Soldado ao hexágono não causará que ele fique excedido (overstacked) mais do que já está. Neste ponto o hexágono contém 4 unidades, então o Soldado que ainda está no caminhão não poderá sair dele até que alguém deixe o hexágono.

Q6) Um hexágono contém 3 Soldados e um tanque. Alguém mais pode entrar no hexágono?
R) Não. O hexágono já contém 4 unidades amigas, o que é o máximo que ele pode conter.

Limite de unidades inimigas em um Hexágono (Stacking with Enemy Units)
Aqui estão muitas das combinações que você pode ter em um hexágono plenamente ocupado (fully-stacked) ou excedido (overstacked) com ambas unidades amigas e inimigas. Outras combinações são possíveis quando misturando Soldados e Veículos em um hexágono excedido (overstacked) em sua capacidade. Este exemplo mostra duas possibilidades, uma com a maioria sendo Soldados e outra com a maior quantidade possível de Veículos.
Q7) Um hexágono contém 3 Soldados inimigos. Que unidades minhas pode entrar naquele hexágono?
R) Você pode mover para lá 3 Soldados ou 2 Soldados mais um Veículo sem exceder (overstacking) a capacidade do hexágono. Se você trouxer um soldado ou um Veículo extra, você estará excedendo (overstacked) o limite do hexágono e receberá uma penalidade ao final de sua fase.

Q8) Um hexágono contém 2 Soldados inimigos mais um Veículo. Que unidades minhas pode entrar naquele hexágono?
R) Você pode mover para lá 3 Soldados sem exceder (overstacking) a capacidade do hexágono. Se você trouxer um quarto soldado ou um Veículo extra, você estará excedendo (overstacked) o limite do hexágono e receberá uma penalidade ao final de sua fase.

Q9) Um hexágono que já está excedido em sua capacidade (overstacked ) por 3 soldados inimigos e um Veículo inimigo. Qualquer unidade minha pode entrar naquele hexágono?
R) Sim. Sem exceder a capacidade do hexágono (overstacking) com suas unidades (e assim receber uma penalidade), você pode mover 3 Soldados para aquele hexágono. Se você quizer receber a penalidade por exceder o limite de unidades (overstacking), você pode mover 4 Soldados ou 1 Veículo ou 3 soldados mais um Veículo.

Q10) Por que é permitido que eu mova um Veículo para um hexágono que já possui um Veículo do meu oponente?
R) Porque a regra de stacking sempre fala em termos de "SEU" limite de unidades (stacking limit). Ambos jogadores podem exceder seus limites em 1 unidade. O Veículo de seu oponente está na capacidade de Veículos para o hexágono. Neste ponto o SEU limite para Veículos é 0. Você pode exceder seu limite em uma unidade, o que significa que você pode trazer um veículo para este hexágono. Você receberá a penalidade porque SEU Veículo não foi o primeiro veículo no hexágono.

Q11) Meu oponente possui 2 Veículos em um hexágono. Posso mover um veículo para aquele hexágono?
A) Sim, pela mesma razão existente em Q10. A presença de qualquer Veículo inimigo no hexágono a frente do seu significa que seu limite (stacking limit) para veículos naquele hexágono é 0. Você pode exceder o limite em 1 se você quiser receber uma penalidade por exceder o limite (overstacking penalty). Você não pode, porém, trazer mais que 1 veículo para o hexágono. Seu limite é 0 e você pode mover 1 veículo excedendo, assim, o limite em 1; mas qualquer outro veículo excederia o limite em 2, o que não é permitido de maneira nenhuma. Note que neste caso, você e seu oponente serão penalizados por overstacking. Você porque seu veículo não foi o primeiro a entrar no hexágono e seu oponente porque possui 2 veículos no hexágono.

Q12) O que acontece quando um veículo inimigo e um veículo amigo passam pelo mesmo hexágono (entrando e saindo)? Como a sequencia é afetada e qual veículo é considerado como overstacked?
R) Um hexágono pode conter somente 1 veículo sem que seja considerado como overstacked. O veículo em situação 'legal' é sempre o primeiro a entrar no hexágono. Por exemplo: (assumindo que não há soldados no hexágono)
O hexágono em questão contém somente um Panzer II.
Um tanque M3 entra no hexágono. O M3 está em overstacking e receberá um marcador de dano como penalidade.
Panzer II deixa o hexágono. O M3 agora está sozinho no hexágono. Sendo assim não está em overstacking.
Um Panzer III entra no hexágono. O M3 já estava ali, então o Panzer III overstacking e receberá um marcador de dano como penalidade.
Um M4 entra no hexágono. O jogador que possui o exército US possui agora 2 veículos no hexágono; uma de suas unidades está em overstacking e receberá um marcador de dano como penalidade. O Panzer III não foi o primeiro veículo no hexágono, então ele também está em overstacking e receberá um marcador de dano como penalidade.
O M3 deixa o hexágono, deixando o Panzer III e o M4 para trás. O Panzer III entrou no hexágono antes do M4, então ele se torna em posição legal dentro do hexágono e o M4 receberá um marcador de dano como penalidade ao final da fase do jogador que está com o exército US.

Fogo Defensivo
Q13) O inimigo possui um veículo em um hexágono. Eu entro naquele hexágono com um de meus veículos. O inimigo paralisa (disrupt) meu veículo no hexágono com um ataque de fogo defensivo. O meu veículo pode sair do hexágono?
A) Não. Seu veículo está paralisado (disrupted) no hexágono com o veículo inimigo.

Q14) Posso mover outro veículo para aquele hexágono, já que o tanque inimigo já usou o fogo defensivo?
A) Não. O inimigo entrou com um veículo dele primeiro; você trouxe um segundo veículo, o que significa que, neste momento, você está excedendo o limite para veículos naquele hexágono. Você não pode trazer um segundo veículo, mesmo que seja somente passar pelo hexágono em direção a outro. O hexágono está impassível para seus veículos até que ou seu veículo, ou o veículo do inimigo, saia do hexágono.
(Observe que entrar em um hexágono que já possua uma unidade inimiga pode ser muito, muito arriscado. Se seu veículo for paralisado (disrupted) por fogo defensivo no hexágono do inimigo, seu oponente pode prendê-lo lá até sua destruição. Com nada mais que os danos provocados pela penalidade de  overstacking. Por exemplo, o inimigo paralisa seu tanque no hexágono dele com um ataque de fogo defensivo em sua fase de assalto no turno 1. Ao final daquela fase, ele coloca um marcador de dano “paralisado” (disruptedface-down no seu tanque porque o seu tanque está em overstacking. Aquele marcador muda para face-up na fase de casualidades e seu tanque não poderá se mover no turno 2. Durante o turno 2, seu oponente coloca um marcador de dano “paralisado” (disruptedface-down no seu tanque imóvel no fim da fase de movimento e um marcador de dano “danificado” (damage) no final da fase de assalto. Na fase de casualidades seu tanque se torna “paralisado” e “danificado” (disrupted and damaged). No turno 3, seu tanque irá, novamente, receber os marcadores de danos “paralisado” e “danificado” (disrupted and damaged), e na fase de casualidades ele será destruído. Tudo isto aconteceu como resultado de um simples ataque de fogo defensivo. Nenhum ataque adicional foi realizado contra o seu tanque. Pense bem sobre os riscos antes de dirigir seus veículos para hexágonos onde existem veículos inimigos.!)

Penalidades
Q15) Eu possuo 3 soldados em um hexágono no início de minha fase de movimento. Durante a fase, eu movo 1 veículo para este mesmo hexágono. Então, ao final fase, o hexágono contém 3 soldados e 1 veículo. Quais destas unidades receberá o marcador de dano em face-down?
R) Aquele que seu oponente quiser por. A ordem em que as unidades entram no hexágono não importa (exceto em caso de veículos amigos e inimigos no mesmo hexágono). Neste caso não há distinção sobre quais unidades causaram o overstacking no hexágono. Um hexágono está em overstacking ou não. Se está, então seu oponente escolhe qual unidade receberá o dano. Não há restrições na escolha. Por exemplo, considere um hexágono que contenha 1 soldado e 2 veículos. O hexágono está em overstacking porque contém 2 veículos – o soldado não está contribuindo para o overstacking, mas seu oponente pode colocar um marcador de dano face-down em qualquer das 3 unidades que estão no hexágono.

Q16) Os danos da penalidade por overstacking do mesmo modo que os outros marcadores de danos em face-down, podem ser agrupados?
R) Sim. Um dano de uma penalidade por overstacking é idêntico ao dano de qualquer ataque. Por exemplo, um soldado que recebe um dano de uma penalidade de overstacking no fim de sua fase de movimento e um segundo dano vindo de um ataque na fase de assalto, estará destruído na fase de casualidades. Da mesma forma, um soldado recebe que um dano de uma penalidade de overstacking no fim de sua fase de movimento e um segundo dano, também por uma penalidade de overstacking, no fim de sua fase de assalto, também estará destruído na fase de casualidades.

2 comentários:

  1. Novamente,preciso saber como vc faz pra postar texto, imagem e depois texto denovo.

    Denis, quando eu jogava, gostava muito de usar snipers, como estão estas unidades hoje em dia? na época, eu as achava muito vulneráveis.

    ResponderExcluir
  2. Otimo o post pra tirar duvidas. ainda mais agora que a gente voltou a jogar com novos jogadores. Muito Bom

    ResponderExcluir