quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Coleção “Condições Naturais” Versão 1.0



Atualizado em 28/12/2010, para inclusão de link para download dos cards em inglês.
Atualizado em 29/12/2010, para alteração da regra de Condição Metereológica

Objetivo
Esta coleção tem como objetivo aumentar o nível de complexidade do jogo Axis & Allies Miniatures game™, incluindo períodos do dia e condições metereológicas que influenciaram, e ainda influenciam, grandemente no resultado de uma batalha.

Como jogar com a coleção "Condições Naturais"
Condições Naturais são cards que devem ser sorteados antes do início do primeiro turno e que informarão quando (em que parte do dia) e com que condição metereológica uma batalha terá início.

Cards de Período do Dia
São quatro os cards de período do dia.
  1. 'Amanhecer'
  2. 'Dia'
  3. 'Entardecer', e
  4. 'Noite'
Estes cards determinam condições especiais de alcance de linha de visão e precisão de tiro,  para o período do dia escolhido.
Durante o jogo você usará dois cards. O primeiro card será usado do 1º ao 4º turno e o segundo do 5º turno até o fim do jogo.
O segundo card será a sequencia do card anterior.
Por exemplo: Se o primeiro card for 'Dia' então, o segundo será 'Entardecer'; ou se o primeiro card for 'Noite', o segundo será 'Amanhecer'.

Regra
Antes de rolar os dados de iniciativa, no primeiro turno, role 2 D6. Obtendo 1, 2 ou 3 use o cartd 1 'Amanhecer'; 4, 5 ou 6 use o card 2 'Dia'; 7, 8 ou 9 use o cartd 3 'Entardecer'; 10, 11 ou 12 use o card 4 'Noite'.
Após o 4º turno e antes do 5º turno, passe para o período do dia seguinte.

Use 'Flares' quando o período do dia for 'Noite'.
'Flares' tem o custo 1 por unidade de Flare que deve ser adicionado aos pontos de seu army.
"Flares" podem ser lançados por qualquer unidade a até 4 hexágonos de distância e iluminarão a área de 7 hexágonos (o hexágono central e os 6 adjacentes) até o final do turno.
A função do 'Flare' é anular a penalidade noturna de -1 em cada dado de ataque, somente nos hexágonos iluminados.
A unidade que usar o 'Flare' também poderá atacar naquele turno (Considere o 'Flare' como um ataque extra).
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Cards de Condição Metereológica
São seis cards de condição metereológica
  1. 'Tempestade',
  2. 'Nevasca',
  3. 'Nevoeiro',
  4. 'Chuva',
  5. 'Densamente Nublado', e
  6. 'Céu Claro'
Estes cards contém penalidades que são mais ou menos agravadas, dependendo da condição de tempo no momento da batalha.
Por exemplo, o card "Céu Claro", não decreta nenhuma penalidade. Neste caso valerá somente a penalidade do card de "Período do Dia". Já o card de "Nevoeiro", limita a linha de visão a 3 hexágonos além de impedir o uso de aviões enquanto permanecer o Nevoeiro.
Sempre que um card informar que o uso de aviões está impedido, então o lançamento de para-quedistas também estará impedido. Neste caso, os para-quedistas poderão entrar como infantaria normal.

Regra (Original)
Durante o jogo, antes do início dos turnos 1º, 4º, 7º e 10º, jogue um D6. O número sorteado será o número do card a ser usado.
Caso você esteja usando mapas de verão ou deserto ignore o número 2 (Nevasca) e use-o como (Céu Claro).

Nova Regra
Durante o jogo, antes do início dos turnos 1º, 4º, 7º e 10º, jogue um D6.
Se obtiver 4 ou mais então, o clima é bom automaticamente. Use o card 'Céu Claro';
Se obtiver 3 ou menos então,  jogue o dado novamente para descobrir qual será o clima. O número sorteado será o número do card de condição metereológica a ser usado.
Se você esteja usando mapas de verão, ou deserto então, substitua o card de número 2 (Nevasca) pelo de número 6 (Céu Claro).

Como obter as cartas
Clique aqui para fazer o Download dos Cards em Português

Clique aqui para fazer o Download dos Cards em Inglês

Após realizar o download imprima em impressora colorida.
Existem 3 cards completos (Frente e Verso) em cada página A4. Cada card possui o tamanho de 2,5 por 3,5 polegadas. (O mesmo tamanho dos Stat Cards oficiais).
Recorte cada card, dobre, cole e plastifique (para não deteriorar com o tempo).

2 comentários:

  1. cara muda muito a estratégia durante o jogo.
    da mais realidade e dificulta mais as ações.

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