quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Entendendo Unidades V - Sd. Kfz. 164 Panzerjäger (Nashorn)

Photobucket


Após as primeiras experiências de combate contra os novos tanques soviéticos T-34, durante a operação Barbarosa, os alemães sentiram a necessidade de desenvolver um novo destruidor de tanques (panzerjäger) que fosse capaz de destruir esses tanques fortemente blindados. Em fevereiro de 1942, o Alkett, empresa de armas de Berlim, projetou um tanque destruidor com chassis que utilizava peças dos Panzers III e IV. Este novo chassis foi chamado de Geschützwagen III/IV. Como arma principal, foi escolhido o canhão antitanque PAK 43 L/71 de 88 mm, montado completo, na parte traseira do chassis. O motor foi movido para a frente, possibilitando mais espaço na parte traseira. Uma superestrutura foi construida em volta da arma principal para dar alguma proteção a tripulação. A arma manteve suas angulações transversa e elevação como o original. O primeiro modelo foi apresentado em outubro de 1942 para aprovação de Adolf Hitler  e entrou em produção no início de 1943. Seu nome inicial foi Panzerjäger Hornisse (Vespão). Em 1944 Hitler o renomeou para "Nashorn". 

O Nashorn foi um dos anti-tanques mais eficazes fabricados durante a segunda guerra. O projetil (Pzgr. 40/43) foi capaz de penetrar 190 mm de armadura de aço laminadas a um ângulo de impacto de 30°, a uma distância de 1.000 m.
Especificações Técnicas:
TripulaçãoUm comandante, um atirador, um municiador e um condutor.
Peso24.494 Kg (54.000 libras)
Comprimento com arma principal8,44 m (27' 8.3")
Comprimento sem arma principal5,80 m (19' 0.3")
Altura2,53 m (8' 3")
Largura2,86 m (9' 4.6")
Armamento Principal88mm PAK 43/1 L/71
Metralhadora7,92mm MG34
Espessura Armadura20-30mm (0,78-1,18")
Superestrutura 15mm (0,59")
Velocidade Máxima42Km/h (26,71 milhas/h)
Elevação do canhão-15° a +15°
Inclinação Lateral do Canhão (Transversa)-5º a +15º
Mira primária: Sfl. Z. F. 1a (Selbstfahrlafetten-Zielfernrohr)Ampliação: 5x
Campo de Visão: 8°
Mira para fogo indireto: Aushilfsrichtmittel 38Ampliação: 3x
campo de Visão: 10°
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Nashorn
http://www.wwiivehicles.com/germany/tank-hunters/nashorn.asp
http://www.achtungpanzer.com/panzerjager-hornisse-nashorn-sd-kfz-164.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/8.8_cm_KwK_43

Axis & Allies Miniatures Game™ lançou esta miniatura na coleção "Base Set II", na escala 1:120, e reeditou na coleção atual "Counter Offensive 1941-1943", na escala 1:100.

Abaixo as caracteríscitcas desta miniatura:
Base Set II                27/45 (R)
Nashorn
Tank Destroyer 1943   Cost 40
Speed 4                 Defense 3/2
AP 5/5/0              AV 18/16/14
Superior Optics; No Turret; Extended Range 20;
Tall Silhouette
Counter Offensive      32/50 (R)
Nashorn
Tank Destroyer 1943   Cost 40
Speed 4                 Defense 3/2
AP 5/5/0              AV 18/16/14
Superior Optics; No Turret; Extended Range 20;
Tall Silhouette
PhotobucketPhotobucket
Análise
É o que possui maior alcance entre as armas móveis.
Seu poder de ataque é maior em um dado para ataques, contra veículos, a médio e a longo alcance.(18/15/13) que seus maiores rivais IS-2 Model 1944, IS-2 Veteran, IS-3.
A curto alcance só perde para o Jagdtiger (20/17/15).
A habilidade especial de Superior Optics é o grande deferencial desta unidade.

Superior Optics: "Enquanto esta unidade estiver em um hexágono com morro, ela pode ignorar qualquer terreno em um hexágono quando estiver determinando linha de visão." ("While this unit is in a hill hex, it can ignore the terrain in any one hex when determining line of sight.")

Veja abaixo como funciona esta habilidade:
Superior Optics
A linha azul mostra que o Nashorn possui linha de visão para o Cromwell IV. O Nashron ignora o terreno de floresta em frente ao Cromwell IV.
A linha vermelha mostra que o Nashorn não possui linha de visão para o Sherman IVC pois existem dois hexágonos que bloqueiam a linha de visão entre eles. O Nashorn só pode ignorar um hexágono que bloqueia a linha de visão entre ele e o alvo. 


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Série Entendendo Habilidades Especiais III - Armor-Piercing Rounds


Este é o terceiro artigo da série. Vamos avaliar a habilidade especial Armor-Piercing Rounds

Armor-Piercing Rounds: "Uma vez por jogo, antes de rolar um ataque desta unidade contra um Veículo, você pode declarar que está usando esta habilidade. Se você marcar dois danos (hits) contra aquele Veículo com este ataque, coloque mais um dano (hit) nele." ( "Once per game, before you roll this unit’s attack against a Vehicle, you can declare you are using these rounds. If you score two hits against that Vehicle with this attack, score an additional hit.").

Isto quer dizer que se um veículo tomar dois hits ele ganha um terceiro automaticamente.

Veja o exemplo: M4A3E8 Sherman "Easy Eight" ataca de frente um Panzer IV Ausf. G (defesa 5/3). Antes de atacar ele declara que usará a habilidade de Armor-Piercing Rounds. Ele rola 12 dados contra o panzer e obtém 7 sucessos. 7 Sucessos equivalem a 2 hits, que deixariam o panzer danificado, porém, com Armor-Piercing Rounds serão 3 hits e o panzer estará destruido.

Segundo exemplo: M4A3E8 Sherman "Easy Eight" ataca a traseira um Tiger I (defesa 7/6 e possui habilidade Heavy Armor). Antes de atacar ele declara que usará a habilidade de Armor-Piercing Rounds. Ele rola 12 dados contra o tiger e obtém 7 sucessos. 7 Sucessos equivalem a 2 hits. Como o Tiger possui Heavy Armor 1 hit será descartado o que deixaria o Tiger disrupted. Porém, com Armor-Piercing Rounds serão 3 hits. Com o Tiger descartando 1 hit ele estará danificado.

Lembrando que Heavy Armor e Armor-Piercing Rounds são habilidades que só podem ser usadas uma única vez durante todo o jogo.