quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Coleção "Generais"

Esta coleção foi desenvolvida, pelos membros do foruMini no ano de 2009.
São 34 cards que deverão ser escolhidos pelos jogadores (um para cada jogador) e que mudam o perfil de jogabilidade daquele jogador.

Abaixo um exemplo de dois cards:
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Regra
Escolha o card e o coloque ao lado de seu mapa de batalha. Você deve seguir as características deste general.

Como obter os cards
Clique aqui para fazer o download

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Brechas da lei

Lendo o forum oficial verifiquei algumas brechas na "lei" (regra) que são muito úteis.


A primeira "Spoter em Veículos".
Unidades Beneficiadas
  • Red Army Foward Observer - Contested Skies - União Soviética
  • Concealed Forward Observer - DDay - Reino unido
  • Disciplined Spoter - DDay - Alemanha
  • Jungle Spotter - Early War - Japão
Habilidade afetada
Chatting on the Radio - "Esta unidade só conta como spotter se ela não se mover na fase de assalto." ("This unit only counts as a spotter if it doesn’t move in the assault phase")


A "brecha na lei"
Se um spotter estiver a bordo de um veículo (qualquer veículo com habilidade de transporte), o spotter pode realizar sua ação de spotter e o veículo pode ser movido depois.
Isto porque o spotter está parado dentro do veículo e o veiculo é que será movido.


Veja a explicação original em:

  
A segunda "Smoke-Screen e aviões"
Unidades afetadas:
  • Panzer III Ausf. F. - Base Set II - Alemanha
  • Panzer III Ausf. F. - 1939-1945 - Alemanha
  • Veteran Panzer III Ausf. L. - North Afrika - Alemanha
  • Panzer III Ausf. F. - Early War - Alemanha
Habilidade afetada
Smoke-Screen - "Uma vez por jogo, no fim de sua fase de movimento você pode colocar uma cortina de fumaça no hexágono em que nesta unidade está. Uma cotina de fumaça bloqueia a linha de visão de fora para dentro, de dentro para fora e através do hexágono. Remova a cortina de fumaça no fim do turno."("Once per game, at the end of your movement phase, you may put a smoke screen in this unit’s hex. A smoke screen blocks line of sight into, out of, and through its hex. Remove the smoke screen at the end of the turn.")
De acordo com o FAQ, "Unidades dentro do hexágono podem combater entre si."


A "brecha da lei":
Um avião colocado no mesmo hexágono onde está a cortina de fumaça, pode atacar a unidade que está dentro do hexágono mas não pode ser atacado por outro avião ou por qualquer outra unidade que esteja fora daquele hexágono. Incluindo ataque de fogo de defesa. Já que não há linha de visão de fora para dentro do hexágono.




A terceira "Rangers"
Unidade afetada
  • Rangers - Reserves - US
Esta unidade possui o subtipo SPOTTER em seu stat card.


A "brecha da lei":
Por não possuir nenhuma habilidade que restrinja o uso da função spotter, esta unidade pode realizar duas ações na mesma fase de assalto.
Ela pode
  • Atacar e realizar a função de spotter ou
  • Mover e realizar a função de spotter ou
  • Realizar a função de spotter e atacar ou
  • Realizar a função de spotter e mover.
A quarta "Depósito de Combustível x Habilidades Especiais"
Unidades afetadas:
  • BA-10M - Reserves - União Soviética - Aggression
  • BA-64 - Eastern Front - União Soviética - Aggression
  • Autoblinda AB41 - North Afrika - Itália - Strike and Fade
  • Humber Scout Car - Base Set - Reino Unido - Strike and Fade
  • Humber Scout Car - 1939-1945 - Reino Unido - Strike and Fade
  • M18 GMC - 1939-1945 - US - Strike and Fade
  • M18 Hellcat - Base Set - US - Strike and Fade
  • M3 Lee - Base Set - US - Strtike and Fade
  • M8 "Greyhound" - Reserves - US - Strike and Fade
  • Morris Reconnaissance Car Mk 2 - North Afrika - Reino Unido - Strike and Fade
  • Morris Reconnaissance Car Mk 2 - Early War - Reino Unido - Strike and Fade
  • Panzerspähwagen P204 (f) - North Afrika - Alemanha - Strike and Fade
  • Sd Kfz 222 - Base Set - Alemanha - Strike and Fade
  • Sd Kfz 231 - North Afrika - Alemanha - Strike and Fade
  • Sd Kfz 234/4 - Eastern Front - Alemanha - Strike and Fade
  • SdKfz 234/2 "Puma" - Contested Skies - Alemanha - Strike and Fade
  • Staghound - Eastern Front - Reino Unido - Strike and Fade
  • Type 87 Armored Car - Contested Skies - Japão - Strike and Fade
  • Cromwell IV - Set II - Reino unido - Vanguard
  • Cromwell IV - 1939-1945 - Reino unido - Vanguard
  • Crusader II - Base Set - Reino unido - Vanguard
  • Crusader II - North Afrika - Reino unido - Vanguard
  • Outras que forem lançadas e que possuam movimento maior ou igual a 3 em seu stat card e pelo menos uma das habilidades especiais abaixo.
Habilidades afetadas
Aggression X - "Em sua fase de assalto, esta unidade pode mover-se na velocidade de X antes de atacar." ("In your assault phase, this unit can move at speed X before attacking.")
Strike and Fade X - "Em sua fase de assalto, esta unidade pode mover-se a velocidade de X após atacar." ("In your assault phase, this unit can move at speed X after attacking.")
Vanguard - "Após ambos os exércitos forem posicionados(deployed) esta unidade pode mover-se a velocidade de 4 antes que o primeiro turno inicie." ("After both armies are deployed, this unit can move at speed 4 before the first turn begins.")


A "brecha da lei":
O jogador que colocar em seu exército a unidade Depósito de Combustível (Fuel Depot) poderá mover +1 quando usar as habilidades acima.
  • Exemplo 1: Crowell IV após o deployment poderá mover 5 em vez de 4 antes que o primeiro turno se inicie.
  • (O bonus de +1 foi concedido a habilidade de Vanguard).
  • Exemplo 2: BA-10M poderá mover 2 em vez de 1 antes de atacar (usando a habilidade "Aggression".
  • Exemplo 3: SdKfz 234/2 "Puma" poderá mover 2 em vez de 1 após atacar (usando a habilidade "Strike and Fade")
Nota: A unidade Archer - Set II - Reino Unido, não se beneficia do uso do Fuel Depot por possuir 2 no indicador de movimento em seu stat card.

Veja a explicação original em:

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Coleção “Condições Naturais” Versão 1.0



Atualizado em 28/12/2010, para inclusão de link para download dos cards em inglês.
Atualizado em 29/12/2010, para alteração da regra de Condição Metereológica

Objetivo
Esta coleção tem como objetivo aumentar o nível de complexidade do jogo Axis & Allies Miniatures game™, incluindo períodos do dia e condições metereológicas que influenciaram, e ainda influenciam, grandemente no resultado de uma batalha.

Como jogar com a coleção "Condições Naturais"
Condições Naturais são cards que devem ser sorteados antes do início do primeiro turno e que informarão quando (em que parte do dia) e com que condição metereológica uma batalha terá início.

Cards de Período do Dia
São quatro os cards de período do dia.
  1. 'Amanhecer'
  2. 'Dia'
  3. 'Entardecer', e
  4. 'Noite'
Estes cards determinam condições especiais de alcance de linha de visão e precisão de tiro,  para o período do dia escolhido.
Durante o jogo você usará dois cards. O primeiro card será usado do 1º ao 4º turno e o segundo do 5º turno até o fim do jogo.
O segundo card será a sequencia do card anterior.
Por exemplo: Se o primeiro card for 'Dia' então, o segundo será 'Entardecer'; ou se o primeiro card for 'Noite', o segundo será 'Amanhecer'.

Regra
Antes de rolar os dados de iniciativa, no primeiro turno, role 2 D6. Obtendo 1, 2 ou 3 use o cartd 1 'Amanhecer'; 4, 5 ou 6 use o card 2 'Dia'; 7, 8 ou 9 use o cartd 3 'Entardecer'; 10, 11 ou 12 use o card 4 'Noite'.
Após o 4º turno e antes do 5º turno, passe para o período do dia seguinte.

Use 'Flares' quando o período do dia for 'Noite'.
'Flares' tem o custo 1 por unidade de Flare que deve ser adicionado aos pontos de seu army.
"Flares" podem ser lançados por qualquer unidade a até 4 hexágonos de distância e iluminarão a área de 7 hexágonos (o hexágono central e os 6 adjacentes) até o final do turno.
A função do 'Flare' é anular a penalidade noturna de -1 em cada dado de ataque, somente nos hexágonos iluminados.
A unidade que usar o 'Flare' também poderá atacar naquele turno (Considere o 'Flare' como um ataque extra).
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Cards de Condição Metereológica
São seis cards de condição metereológica
  1. 'Tempestade',
  2. 'Nevasca',
  3. 'Nevoeiro',
  4. 'Chuva',
  5. 'Densamente Nublado', e
  6. 'Céu Claro'
Estes cards contém penalidades que são mais ou menos agravadas, dependendo da condição de tempo no momento da batalha.
Por exemplo, o card "Céu Claro", não decreta nenhuma penalidade. Neste caso valerá somente a penalidade do card de "Período do Dia". Já o card de "Nevoeiro", limita a linha de visão a 3 hexágonos além de impedir o uso de aviões enquanto permanecer o Nevoeiro.
Sempre que um card informar que o uso de aviões está impedido, então o lançamento de para-quedistas também estará impedido. Neste caso, os para-quedistas poderão entrar como infantaria normal.

Regra (Original)
Durante o jogo, antes do início dos turnos 1º, 4º, 7º e 10º, jogue um D6. O número sorteado será o número do card a ser usado.
Caso você esteja usando mapas de verão ou deserto ignore o número 2 (Nevasca) e use-o como (Céu Claro).

Nova Regra
Durante o jogo, antes do início dos turnos 1º, 4º, 7º e 10º, jogue um D6.
Se obtiver 4 ou mais então, o clima é bom automaticamente. Use o card 'Céu Claro';
Se obtiver 3 ou menos então,  jogue o dado novamente para descobrir qual será o clima. O número sorteado será o número do card de condição metereológica a ser usado.
Se você esteja usando mapas de verão, ou deserto então, substitua o card de número 2 (Nevasca) pelo de número 6 (Céu Claro).

Como obter as cartas
Clique aqui para fazer o Download dos Cards em Português

Clique aqui para fazer o Download dos Cards em Inglês

Após realizar o download imprima em impressora colorida.
Existem 3 cards completos (Frente e Verso) em cada página A4. Cada card possui o tamanho de 2,5 por 3,5 polegadas. (O mesmo tamanho dos Stat Cards oficiais).
Recorte cada card, dobre, cole e plastifique (para não deteriorar com o tempo).

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mapas de Batalha II

Neste segundo artigo da série Mapas de Batalha exibiremos mapas de verão e inverno (neve), representando o front leste (União Soviética). Serão 8 mapas, sendo 4 para o verão e 4 para inverno.

Russia Verão 1
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Russia Inverno 1
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Russia Verão 2
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Russia Inverno 2
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Russia Verão 3
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Russia Inverno 3
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Russia Verão 4
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Russia Inverno 4
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sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Mapas de Batalha I

Estou disponibilizando diversos mapas de batalha que encontrei na Net. Vou separar por tópicos e por capítulos, já que a quantidade de mapas é grande.
Para fazer Download, basta clicar no mapa e acionar o botão de download.
Para este primeiro capítulo seguem os mapas dos grupos city e deset_pack.

City
City1
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City2
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Desert_Pack
Abble_desert
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Backer_desert
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Cherlie_desert
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Dog_desert
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