sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Combos III - Arrasa quarteirão

Continuando nossa série de combos, vamos apresentar mais dois combos, sendo um alemão e outro soviético, que fazem uma desgraça danada na infantaria inimiga por explodirem com 13 hexágonos em cada turno.
Estes combos exploram as habilidades especiais de: Blast, Bombardment, Enhanced Range 16, Inacurate 1 e Rocket Salvo, contidas nas unidades e descritas abaixo.

"Blast" –  "Quando uma unidade com esta habilidade ataca, ela executa um ataque em separado contra cada Soldado e Veículo no haxágono alvo, os Soldados e Veículos amigos, unidades a bordo de Veículos e unidades com habilidades especiais de "Camouflaged" e "Superior Camouflage" também são afetados. Role seus ataques contra cada unidade separadamente e, se o alvo estiver em um terreno defensivo, role o dado para efeito de cobertura, separadamente, também. A unidade com esta habilidade pode usá-la mesmo quando realizando um ataque de fogo defensivo". ("When a unit with this ability attacks, it makes a separate attack against each Soldier and Vehicle in the target hex. Friendly Soldiers and Vehicles -- as well as boarded units and units with the Camouflaged and Superior Camouflage special abilities -- in the hex are also affected. Roll your attacks against each unit separately. If the targets are in defensive terrain, cover rolls are made for them separately. A unit with this ability uses it even when making defensive fire attacks.")
"Bombardment" – "Esta unidade não pode atacar Aviões. Este Ataque ignora cobertura". ("This unit can't attack Aircraft. This unit's attacks ignore cover")
"Enhanced Range 16" –   "O longo alcance desta unidade é de 5–16 hexágonos". ("This unit’s long range is 5-16 hexes.")
"Inacurate 1" – "   "Esta unidade possui –1 em cada dado de ataque".("This unit gets –1 on each attack die.")
"Rocket Salvo" – "Uma vez por jogo, em vez de rolar um ataque contra um Soldado ou Veículo inimigo, você pode declarar que estará usando esta habilidade. Se você fizer isso, role 10 dados de ataque contra cada Soldado adjacente ao alvo e 5 dados de ataque contra cada veículo adjacentes ao alvo. (isto inclui o alvo e unidades amigas.)" ("Once per game, instead of rolling this unit’s attack against an enemy Soldier or Vehicle, you can declare you are using a rocket salvo. If you do, roll ten(10) attack dice against each Soldier adjacent to the target and five attack dice against each Vehicle adjacent to the target. (This includes the target unit and friendly units.)")

Combo 1 - Alemães

7x – Nebelwerfer (Reserves) e/ou Nebelwerfer 41 (Eastern Front) - (11pts)
(7 unidades de Nebelwerfer por jogo).
Total: 77 pts.

Combo 2 - Soviéticos

7x – BM-13 Katyusha Rocket Launcher - (12pts)
Total: 84pts.

A descrição para os dois combos é a mesma.
Dica: Em cada turno 1 Nebelwerfer ou 1 Katyusha, dependendo da nação do jogador, é escolhido para acionar sua habilidade especial de "Rocket Salvo".
Os demais, escolhem 1 hexágono cada um.
A habilidade de "Rocket Salvo" Explodirá com 7 hexágonos (o central e os 6 adjacentes).

Vantagens:
- Alcande de 16 hexágonos.
- Mobilidade, somente para o BM-13 Katyusha Rocket Launcher (4 de velocidade)
- Por usarem as habilidades de "Blast" e "Bombardment" nenhuma unidade estará a salvo destas máquinas de destruição. Por causa da Habilidade de Blast, nem unidades montadas em Veículos, nem veículos, nem unidades com habilidades especiais de "Camouflaged" ou "Superior Camouflage", nem unidades com cobertura, já que a habilidade de "Bombardment" anula a cobertura e a habilidade de "Blast" possibilita um ataque em separado para cada unidade alvo.

Desvantagens:
- O Nebelwerfer não possui mobilidade a não ser na fase de assalto (mover o Nebelwerfer diminuirá a quantidade de unidades utilizadas naquele turno);
- A defesa do BM-13 Katyusha Rocket Launcher que é 1/1;
- Não possuem a habilidade de "Indirect Fire" (que com o auxílio de um spoter, fariam uma desgraça maior ainda);
- A habilidade de "Inacurate 1" diminui a precisão de acerto pois só vale 5+ em cada dado de ataque.

Uma vantagem adicional, para auqlquer um dos dois lados, será o acréscimo de 1 "Ammo Dump" em cada nação.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Nova Expansão "Early War" chegando!

Chega em 16 de Dezembro de 2009 a mais nova expansão de Axis & Allies Miniatures Game™.

Unidades de 13 nações diferentes. A mais nova expansão de Axis & Allies Miniatures Game™, "Early War 1939-1941" contém 50 figuras na escala de 15mm. Soldados e veículos pré pintados que lutaram nas batalhas iniciais da Segunda Grande Guerra (WWII) entre 1939 e 1941. Belgica, Slovaquia, e África do Sul são as mais novas nações neste game, enquanto Polônia, Finlândia e França receberão reforços importantes a serem adicionados às forças já existentes. Cada "booster pack" contém cinco modelos com "stat cards".

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Combos II - Combos com Unidades Alemãs

Neste segundo artigo, escrito por Jean René C. Courcy, estaremos explorando dois combos de unidades alemãs.

Combo 1 - Cúmulo da covardia (Veículos):

1x – Ammo Dump (10pts);
1x – Panzer IV Ausf. H Commander (45pts);
1x – Veteran Tiger (68pts).
Total 123pts.

"Crack Shot" –  "Esta unidade possui +1 em cada dado de ataque."(This unit gets +1 on each attack die).
"Command Ruthless" – "Veículos amigos em até dois hexágonos desta unidade recebem a habilidade de “Ruthless — Esta unidade ganha +1 em cada dado de ataque contra unidades que estejam em estado de "disrupted" e "damaged"..”"
(Friendly Vehicles within two hexes of this unit get “Ruthless — This unit gets +1 on each attack die against disrupted and damaged units".)

Dica: Enquanto o “Veteran Tiger” estiver em até 2 hexágonos de distância do “Panzer IV Ausf. H Commander“ ** e a unidade "Ammo Dump" estiver viva, o "Veteran Tiger" atirará contra unidades disruptadas e/ou danificadas aproveitando todas as faces do D6. Uma vez que o resultado no dado de 2 a 6, será considerado acerto e 1 será relançado por causa do “Ammo Dump”. Bastará ao jogador do exército alemão, preservar a vida dos integrantes deste combo.
**Nota: Para que a habilidade de comandante tenha efeito, o “Panzer IV Ausf. H Commander“ não pode estar com marcador de dano “disrupted” virado para cima.

Combo 2 - Cúmulo da covardia (Soldados):

1x – Wehrmacht Oberleutnant (WOL) (12pts);
1x – SS Panzergrenadier (7pts) e/ou
1x – SS Stormtroopers (7pts) e/ou
1x – Blackshirts (4pts)
1x – Ammo Dump (10pts)
Total: 29 pts. (SS) 25 pts. (Blackshirts) (usando 1 de cada)

"Angriff" –  Na sua fase de assalto, unidades de soldados amigos adjacentes a esta unidade podem se mover para dentro do hexágono de uma unidade inimiga e atacar aquela unidade. Eles recebem +1 em cada dado de ataque para este ataque. (In your assault phase, friendly Soldiers adjacent to this unit can move into an enemy unit’s hex and then attack that unit. They get +1 on each attack die for that attack.)

Dica: Mais um combo com aproveitamento máximo de quaisquer resultados nos dados de ataque contra unidades disruptadas e/ou danificadas, também requerendo que o oficial do combo não esteja disruptado por usar uma habilidade de comandante, este combo tem como alvo a infantaria aliada e veículos próximos aliados (pobres coitados rsrs) utilizando unidades da SS ou os Blackshirts italianos e o WOL para aniquilar qualquer alvo através do Angriff* e, é claro, a caixa de munição para relançar os 1s que derem nos dados.